Como comprar?
Para comprar na livraria online do IAVE proceda da seguinte forma:
1. Escolha o livro pretendido.
2. Clique em Comprar. O livro foi adicionado ao Cesto de Compras. Se pretender, pode comprar mais exemplares ou novos livros clicando nos pretendidos. No Cesto de Compras o número de livros irá aumentando.
3. Quando terminar as suas escolhas clique no Cesto de Compras. Aí vê todos os livros pretendidos. Pode aumentar ou diminuir o número de exemplares, bastando para isso apagar a quantidade existente e escrever a quantidade pretendida. A seguir faça Atualizar. Verificará que o preço foi atualizado.
4. No Cesto de Compras clique em Encomendar. Se ainda não está registado preencha o formulário disponível (todos os dados são obrigatórios). Se já se registou anteriormente, introduza o seu login (endereço de correio eletrónico) e a sua palavra-passe. Em qualquer das situações faça OK no final.
5. Confirme os dados para o envio (se pretender o envio para uma morada diferente clique no botão existente e preencha os dados do formulário).
ATENÇÃO - MORADAS DE LOCAIS DE TRABALHO
Se utilizar a morada de expedição de um local de trabalho, certifique-se de que o nome do trabalhador aparece no campo do Destinatário. Por exemplo:Luís Silva (nome do estudante) a/c Susana Gonçalves (nome do trabalhador).
Papéis&al, Lda - Rua de Sto. António n.º 10 - Escritório 5
0000-000 Localidade
Se não tiver a certeza dos dados da morada, confirme aqui: www.codigo-postal.pt.
6. Clique no botão em que declara "Aceito as condições de compra e venda da Livraria Online do IAVE".
7. Clique no botão Finalizar.
8. Guarde os dados para efetuar o pagamento. Na Área do Utilizador pode ver as suas referências.
9. Após o pagamento receberá os seus livros num prazo estimado de 4 dias úteis após boa cobrança.
Já fiz o pagamento - como é que eu sei em que estado está a minha encomenda?
A plataforma da Livraria não envia comprovativos de pagamento, mas envia aviso de expedição assim que a encomenda for expedida. Deverá entrar regularmente na sua área de utilizador e verificar qual o estado da sua encomenda:
-- "Aguarda pagamento": os dados para pagamento MB já foram enviados para a sua caixa de correio eletrónico ou a plataforma aguarda a confirmação do seu pagamento (tipicamente 24h a 48h depois do pagamento, em dias úteis);
-- “Expedida, aguarda processamento da fatura”: a plataforma confirmou o seu pagamento e a encomenda já foi expedida via CTT.
-- “Finalizada”: a fatura já foi enviada para a caixa de correio eletrónico do(a) utilizador(a)
-- "Anulada por falta de pagamento": o pagamento não foi efetuado nos 10 dias subsequentes à realização da encomenda, pelo que foi anulada.
Já fiz o pagamento mas o estado da minha encomenda continua a dizer Aguarda Pagamento. Devo enviar cópia do comprovativo?
Não é necessário enviar cópia do comprovativo de pagamento. O estado da encomenda só se altera quando o sistema de gestão da plataforma eletrónica confirmar com a SIBS que o pagamento foi feito, o que acontece previsivelmente entre 24h a 48h, em dias úteis.
Como contactar a Livraria Online do IAVE?
Todos os contactos com a Livraria Online do IAVE são feitos através do endereço de e-mail: livraria@iave.pt Nesses contactos, deverá indicar sempre o número da encomenda. A Livraria Online do IAVE não dispõe de atendimento telefónico nem presencial.
Quais são os modos de pagamento possíveis?
O IAVE admite apenas o pagamento por Multibanco com a referência que é gerada ao finalizar a sua encomenda.
Como é efetuada a entrega da encomenda ?
As encomendas são enviadas via CTT correio registado para a morada indicada pelo(a) utilizador(a). Se não se encontrar em casa no momento da entrega, será deixado um postal na caixa de correio, através do qual poderá proceder ao levantamento da sua encomenda, mediante a apresentação de um documento de identificação, no posto de correios mencionado.
Quanto tempo demora a entrega da encomenda?
O prazo estimado para entrega em Portugal Continental e Regiões Autónomas é de 3 a 4 dias úteis, contados a partir do dia útil seguinte ao pagamento. A entrega nas Regiões Autónomas está sujeita a constrangimentos meteorológicos ou de transportes.
Já paguei os livros há 5 dias, mas ainda não recebi o postal para os levantar.
O postal poderá ter-se extraviado ou a encomenda poderá ter sido devolvida por a morada estar incorreta e/ou incompleta ou a encomenda não ter sido levantada. Contacte-nos indicando o número da sua encomenda para podermos verificar a situação.
Como é emitida a fatura de compra das publicações?
A fatura referente à compra das nossas publicações será emitida consoante o nome e o NIF indicados, ao finalizar a encomenda, nos campos "Pretendo alterar dados da fatura para efeitos fiscais".
Quando estes campos não são preenchidos, a fatura é emitida em nome do(a) utilizador(a)/NIF registado(a) na Livraria Online do IAVE.
Quando é enviada a fatura de compra das publicações?
A fatura é enviada para a caixa de correio eletrónico indicada pelo(a) utilizador(a), após a expedição da encomenda. A fatura simplificada será enviada para o endereço de email do(a) utilizador(a) registado(a) até 5 dias após a compra das publicações.
É possível pedir faturas com Nome e NIF diferentes dos do(a) utilizador(a) registado(a)?
Sim. Antes de finalizar a encomenda pode requerer uma fatura com Nome e NIF diferentes dos do(a) utilizador(a) registado(a). Para isso, clique na opção Pretendo alterar dados da fatura para efeitos fiscais que se encontra na página de finalização da encomenda. Quando estes campos não são preenchidos, a fatura é emitida em nome do(a) utilizador(a) /NIF registados na Livraria Online do IAVE.
Quanto é que vou pagar de portes?
O envio de encomendas para Portugal é suportado pelo IAVE. Caso a encomenda seja devolvida, os portes de reenvio serão suportados pelo(a) destinatário(a). O valor cobrado varia em função do número de livros encomendados. Assim, serão cobrados 4,00€ para o reenvio de 1 livro; 5,00€ para o reenvio de 2 livros; 6,00€ para o reenvio de 3 livros. Poderá sempre optar por recolher a sua encomenda nas nossas instalações em Lisboa.
É possível encomendar a partir de qualquer parte do mundo?
Sim, é possível mas os portes serão suportados pelo utilizador. Por favor, contacte-nos através do e-mail: livraria@iave.pt para receber um orçamento antes de se registar na nossa plataforma.
Qual é a diferença entre a morada para faturação e a morada para envio?
A morada para faturação é a morada para efeitos fiscais, a qual é indicada no momento em que faz o registo como utilizador(a) da livraria online do IAVE. Ao finalizar a encomenda pode indicar outra morada para receber as publicações
É possível recolher as publicações do IAVE num ponto fixo?
Sim. Os livros podem ser recolhidos nas instalações do IAVE, I.P. em Lisboa, bastando para tal assinalar a opção "Levantamento IAVE" e marcar o dia a que pretende fazer a recolha. Os levantamentos podem ser marcados todos os dias úteis e podem ser feitos entre as 7h00 e as 19h00 nas nossas instalações em Lisboa.
O sistema envia um aviso de pagamento efetuado?
Não. O(A) utilizador(a) deverá guardar o talão do multibanco, como prova de pagamento, para uma eventual reclamação. Não é necessário enviar-nos a digitalização do comprovativo de pagamento.
Posso fazer reserva de livros através do correio eletrónico?
Não. Todas as encomendas terão de ser feitas através da plataforma que não permite a reserva de publicações.
Outras dúvidas
Se pretende esclarecer mais alguma dúvida poderá contactar-nos através do e-mail livraria@iave.pt A equipa da livraria online do IAVE responderá prontamente.
CONDIÇÕES DE REVENDA
Já é possível, a livraria online aceitar encomendas para revenda. Os revendedores interessados podem usufruir de descontos, em função das quantidades encomendadas.
Enumeram-se as condições:
Quantidade de Livros |
mais de 10 |
> 100 |
> 500 |
>1000 |
||
Desconto aplicado |
10% |
15% |
20% |
35% |
||
Despesas e modalidade de envio por conta de |
Revendedor |
Revendedor |
Revendedor |
Revendedor |
Os revendedores deverão registar-se na plataforma da Livraria Online, através da qual é possível realizar as encomendas.
As despesas de envio das encomendas até 10 exemplares são suportadas pelo IAVE.
Nas encomendas superiores a 10 exemplares, as despesas de envio são suportadas pelos revendedores, que podem optar pelas seguintes formas de recolha:
- empresa distribuidora escolhida pelo operador;
- recolha particular.
Compete ao IAVE a emissão das respetivas guias de transporte.
Ponto de recolha: Travessa das Terras de Sant’Ana n.º 15, 1250 -269 Lisboa.
O revendedor que realize duas ou mais encomendas até 10 exemplares em dois dias seguidos, apenas usufruirá do desconto de 10%, sendo da sua responsabilidade as despesas de envio a partir da segunda encomenda, inclusive.
Atenção: a Livraria Online não trabalha com o regime de consignação.
A fatura será emitida em nome do revendedor devidamente registado na plataforma e será enviada por correio eletrónico.